8 de set. de 2014

Sobre cores, arquitetura e amigos...

Boa tarde pessoal!

No primeiro post do blog disse como era grande o meu desejo de passar no vestibular para o curso de Arquitetura e como a espera dos resultados estava me deixando aflita... Depois de um período no melhor curso e universidade que poderiam existir, venho expor minha felicidade (e cansaço) pós primeiro período.. E para isso, enumero ( não que sejam numeráveis) a minha alegria nesse começo do curso...

1- É federaaal!

 Primeiramente expresso a alegria por estar em uma universidade federal. Embora as universidades particulares estarem apresentando um nível altíssimo de ensino, acho que não se comparam ao clima de uma federal. Apesar de alguns professores acharem que são os donos da instituição, a gente vai levando e no final acaba dando certo. Além disso somos contemplados com alguns projetos de iniciação científica, intercâmbios, oportunidades de bolsas, monitoria e o nosso querido (ou não) RU :) Para quem não conhece é o nosso restaurante universitário que nos oferece almoço + suco por apenas R$ 3,00 e não é tão ruim como dizem.. Destaco também o fato de a universidade federal explorar em cada um o seu lado cidadão, mostrando cada dia mais que devemos sim lutar pelos nossos direitos.

2- Arquitetura é puro amor

 Já estive em duas universidades diferentes e em outro curso, e hoje posso dizer que encontrei meu lugar. Desde a primeira semana percebi o encanto das pessoas, que apesar de muuito polêmicas esbanjam amor. Meus veteranos são as pessoas mais amáveis dessa universidade e desde o começo se mostraram preocupados e super dispostos a nos ajudar. Tivemos a melhor recepção de calouros da UFU e só quem participou sabe como foi especial. Além disso, em um semestre, foi possível conhecer cada pessoa da minha sala, como se eu já as conhecesse de uma vida, e apesar de algumas intrigas sou completamente feliz nela.





3- Encontrei as melhores companheiras, sem dúvidas

  Se acreditam em destino, tenho certeza que já tava escrito em algum lugar que eu deveria encontrá-las. Na semana anterior do início as aulas, salvei, sem saber quem eram, o número de 3 pessoas na minha lista de contato: Lu, Ana e Mari; e por puro destino foram o meu primeiro contato naquele auditório onde todo mundo parecia estranho. Depois de alguns dias, mais algumas se agregaram e acredito já ter feito amigas para vida toda. Foi todo um período de trabalhos, conversas, risadas, apoio, segurança e força, muita força para que ninguém se desesperasse nesse curso que é pura loucura. Obrigada meninas por serem pai, mãe, irmã e amiga quando os meus não estavam por perto.





4- Os encantos do Rio de Janeiro

  Lembro-me do primeiro dia de aula em que a nossa Coordenadora de curso disse: "Arquiteto precisa viajar!" e começamos nossa vida na Arquitetura muito bem, visitando o Rio de Janeiro. Foram 5  dias de muita alegria, estudo, croquis, escadas e cansaço e no final estávamos todos deslumbrados com a beleza do Rio e dos locais visitados. Passamos por Niemeyer, Burle Marx, Reidy, Lúcio Costa e alguns outros que nos inspiraram ainda mais. A viagem foi ótima!

THEATRO MUNICIPAL

MENINAS DA 19 NO CAMARIM DA CIDADE DAS ARTES


MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE NITERÓI - OSCAR NIEMEYER

5- Fiquei apaixonada pelas matérias

  Depois de 3 anos de ensino médio e algum tempo de cursinho, a maioria das pessoas já está de saco cheio de tantos livros e exercícios para fazer. E estar na Arquitetura me fez sentir que eu era uma criança novamente. Apesar de uma dificuldade muito maior, toda aquela lista de materiais, lápis de cor, canetinhas, tintas e todo trabalho manual tinha gosto de infância e cada vez, ao fazer um trabalho, me sentia criança novamente, brincando com  minha criatividade, habilidade (ou falta dela) e tentando achar soluções para o que não parecia ter.

Primeiro desenho - Ateliê

Primeira maquete- Ateliê

Maquete final - Ateliê

Croqui MEC - Desenho Arquitetônico

Círculo cromático - Plástica



 Poderia ficar horas e horas enumerando as minhas alegrias desse período, mas ninguém conseguiria ler o post até o final, por isso, paro por aqui. Sobre o Rio de Janeiro ainda pretendo fazer um post mais específico e se quiserem ver mais sobre algum dos 5 tópicos é só pedir. Se você tem vontade de entrar na Arquitetura ou na UFU, sinta-se a vontade para conversar comigo, mas desde já digo: você não vai se arrepender. E sobre a correria, cansaço e estresse de final de período eu digo que já passou e valeu a pena todo esforço, as notas me provaram isso. Espero que tenham gostado do post.

Por hoje é isto, Beijos e até o próximo período post.


4 comentários:

  1. Indiquei a senhorita para uma tag lá no blog.
    Beijos.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeei seu post, amiga! Tava entrando pouco na"internets", mas deu pra eu me atualizar um pouquinho sobre seu blog haha
    Nem preciso comentar que morri de ciúmes pelas novas friends né, mas eu consigo superar, com muita dedicação e força de vontade, ok? hahaha
    Enfim, desejo muito que a vida continue brilhando pra você e que seus caminhos te levem sempre pra felicidades maiores ainda!
    Eu te amo muito, minha eterna amiga de infância, e sempre torcerei para que tudo na sua vida dê certo, inclusive esse blog top das galáxias hahaha
    Um beijão da nanica, invocada com peão, macaca, preta, arqlover tambéeem haha e fã eterna do nosso bolo de prestígio (aaah, que saudade daquele bolo)!
    Fica com Deus, Leleps <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei amiga :)
      Como é bom ler isso de você que é tão durona para se expressar as vezes hahahah. Nem tem porque tem ciúme porque você sabe tem um lugar todo especial na minha vida e ninguem tira isso :)
      Desejo o mesmo pra você e será ótimo se caminhos voltarem a se encontrar.
      Amo você mais que o bolo de prestígio e to esperando sua visita aqui.
      Beijos, se cuida.

      Excluir